segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As Fases do Amor.


As fases do amor
por Sónia Mendes para VogueNoiva-BridePaper

Chega sem avisar, entra nas nossas vidas sem pedir licença e transforma o mundo à nossa volta.
Vem de mansinho, lentamente e de forma meiga para poder entrar sem ser percebido.

Mas, que sentimento é este que bate à nossa porta e se estabelece no mais profundo do nosso ser?

No começo chamam-lhe PAIXÃO.

Quando nos damos conta, já não podemos fugir deste sentimento, às vezes tão doce e outras tão amargo e doloroso.
Mas, bem lá no fundo, será que queremos realmente fugir? Será que não estamos sempre à espera que ‘ele’ chegue e nos diga ‘Estou aqui e vim para ficar’?
Nesse dia vamos recebê-lo de braços abertos e começar a sonhar...
Sonhar com o pôr-do-sol que queremos ver junto daquele que nos invadiu a alma, sonhar com os dias frios em que vamos adormecer abraçados no sofá, junto à lareira, sonhar com as viagens, com os projectos a dois, e depois a três e a quatro...

Neste momento já estamos apaixonados de uma forma quase visceral, que não conseguimos ver além do mundo cor-de-rosa em que se transformou a nossa vida.
É bom viver assim, mesmo sendo algo que mais tarde descobrimos ser efémero, é saudável, alimenta a alma e dá-nos vida.

Para muitos, esta é a melhor fase, aquela em que só pensamos na pessoa amada e no que ainda nos falta viver a seu lado.

Para outros é o momento mais doloroso, porque o castelo de sonhos começa a desmoronar-se mais cedo do que esperavam. Para estes é tempo de recomeçar a edificar o castelo onde vão habitar os seus melhores desejos e onde vão depositar o seu coração.

O ciclo começa e termina e só é preciso tirar o melhor partido de cada fase.
Para aqueles que não viram o sonho interrompido, o momento também é de mudança. A paixão avassaladora que lhes proporcionou dias mágicos começa a dar lugar a outro sentimento, mais profundo e estável, o AMOR.

Os sonhos tornam-se mais realistas, o futuro a dois está mais perto do que a miragem que era no passado e as noites a dois no sofá em frente à lareira são agora uma realidade.
Mas, muito importante, o sonho não pode deixar de os acompanhar.

O ‘juntos para sempre’ ganha mais significado quando se ama. A palavra casamento já começa a fazer parte do vocabulário dos enamorados.

O dia, o vestido, as flores, a decoração, a lua-de-mel, a casa nova começam a povoar o seu imaginário. Cada pormenor é cuidado com todo o amor que une os felizes casais.
Tudo tem que sair perfeito, este tem que ser o dia mais feliz das suas vidas e nada pode falhar.
A partir deste momento, o amor vai passar para uma nova fase, não vai mudar de denominação, vai apenas passar a ser vivido de outra forma.

Os enamorados vão partilhar mais do que um bonito sentimento, vão partilhar a vida, as alegrias, mas também as tristezas do dia-a-dia.
O amor tem que ser forte e verdadeiro para superar a convivência diária de duas personalidades, por vezes distintas, por vezes semelhantes.
Esta é uma fase de grande provação para os casais, é preciso superar as diferenças, encontrar as semelhanças e desfrutar dos momentos a dois.

Ultrapassadas as diferenças e conjugadas as personalidades é tempo de aproveitar a estabilidade alcançada e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário