quarta-feira, 23 de junho de 2010
O ÓPIO DO POVO
Na teoria: Futebol é um esporte de equipe jogado entre times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. Considerado o esporte mais popular do mundo.
Deixemos especulações e apostas de lado, falemos deste mundo redondo que envolve o futebol.
Não falo apenas sobre etnia, mas desta universatilidade que se movimenta e gera uma intensa energia e por consequência uma certa euforia misturada com alegria e satisfação.
Entusiasmo neste caso é algo sério e viver a experiência na íntegra faz parte deste contexto.
Quisera que todos pudessem ser ou pensar iqualitariamente, mas convenhamos, desde que o mundo é mundo, cada ser possui uma paixão e isso é fato, um pequeno detalhe que é permeado por intensas e fulgases semelhanças ou afinidades linguísticas e culturais de cada.
Mercadologicamente falando, a copa gera milhões em propaganda e produtos licenciados, além de um imenso e maravilhoso espírito coletivo, as pessoas ficam inebriadas de alegria e esperança.
O que mais existe de verdade que motiva as pessoas em épocas como essa?
Será pura e simplesmente a paixão pelo momento?, pode ser.
É certo que vivemos em um país com tamanha desigualdade social e econômica, mas quem se lembra disso na hora da partida?, provavelmente ninguém, pois o que vale é a vibração e o encantamento em ver nosso país como favorito a ser campeão mundial.
Enquanto as pessoas torcem, nós escrevemos sobre.
Cada um no seu quadrado, pois jogar eu não jogo nem futebol de botão, quisera então compreender os passes e as normas.
Mas na hora do jogo, o que importa é o lugar onde sentamos na sala...cada um com sua superstição, que neste caso deixa de ser apenas uma crença de causa e efeito.
Vale ressaltar que o melhor disso tudo é o fato de confraternizarmos com estranhos e desejarmos (nem que seja por apenas 90 minutos), algo em comum.
Resumindo:
O futebol é mais que uma crença, é de concreto um certo sentido e mesmo que as vuvuzelas sejam um mal, é o mal necessário para colocar para fora a felicidade e celebrar esse espetáculo. E paralelamente a isso ainda podemos aprender que futebol não é tão somente um esporte, é um legado que passamos para frente.
Não é preciso dinheiro, uniforme e um belo campo. Bastam apenas a paixão e a vontade, dois recursos fáceis e completamente desprendidos de rótulos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O título já é bom o texto melhor ainda. Este blog realmente esta cada vez melhor!
ResponderExcluirValeu Fernando! tks pela galera ...
ResponderExcluirO fut já foi o opio do povo, hoje é bu$ine$$...mas eu gosto pra kct, q merda !!!
ResponderExcluir