quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hitler, Stalin e Hussein = vírus HIV


A campanha de prevenção a Aids, criada pela agência alemã Regenbogen, com o conceito ´´A Aids é um assassino em massa´´ está provocando a maior polêmica graças ao uso de imagens de Adolf Hitler, Josef Stalin e Saddam Hussein nas peças publicitárias.

Os personagens foram escolhidos por serem os assassinos em massa mais famosos da história recente e servirem como metáforas para a letalidade do vírus HIV e a falta de prevenção ao sexo.

A campanha, que já está sendo veiculada na Alemanha, inclui o vídeo de 45 segundos – que só pode ser exibido por emissoras de TV e cinemas a partir das 21h – e pôsteres nos quais Saddam Hussein e Josef Stalin também aparecem em cenas de sexo com mulheres. A ideia da agência era mostrar que a doença dizima tanto quanto os ditadores o fizeram. Todos os anúncios trazem o seguinte slogan: Aids é uma assassina de massas.

Organizações que representam portadores do vírus HIV na Europa criticaram o trabalho, alegando que só faz aumentar o estigma das vítimas da doença. Eles também reclamam que os anúncios não trazem dicas de prevenção, como o uso de camisinha em relações sexuais. A agência de publicidade rebateu as críticas:

“Se faz as pessoas acordarem para os perigos do sexo sem proteção, cumprimos nossa missão” disse Dirk Silz, diretor de criação da campanha.


(reprodução)

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