
À primeira vista, as recomendações para manter a saúde do coração podem parecer uma lista de “nãos”: não fume, não coma demais, evite isso ou aquilo. Chato?
Bem, realmente é preciso abandonar ou restringir certos hábitos para manter o coração saudável.
No entanto, novas pesquisas estão mostrando que há uma série de coisas muito prazerosas que são, também, muito benéficas à saúde.
Sexo, vinho (ou bebidas alcoólicas em geral), chocolate e café estão na lista dos prazeres agora permitidos – e até recomendados, se for seguida a regra de ouro da moderação.
Confira os efeitos saudáveis de alguns prazeres, relacionados por especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard:
SEXO
Pesquisas sugerem que ter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana reduz o risco de ataques cardíacos e favorece o sistema imunológico do organismo. Quanto à chance de um homem ter um infarto durante a relação sexual, ela é uma em um milhão.
Fazer sexo também aumenta o metabolismo: o esforço cardiovascular realizado durante a relação é similar ao de subir dois andares de escada, por exemplo. O orgasmo corresponde à carga de exercícios de uma caminhada.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Dezenas de estudos têm demonstrado que o consumo moderado de álcool tem efeito protetor contra doenças do coração. O álcool aumenta o colesterol “bom” (HDL), diminui os fatores que podem causar coágulos sanguíneos e pode tornar as artérias mais flexíveis. Um estudo de 2008, feito na Europa, mostrou que o consumo de álcool também está associado a maiores níveis de ômega 3 no sangue.
O consumo excessivo, porém, tem efeito contrário, podendo, entre outras coisas, aumentar o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial, provocar derrames etc. O critério para beber com moderação é, em geral, definido pelos limites de uma a duas doses de bebida para homens e uma dose para mulheres, por dia.
CHOCOLATE
O chocolate melhora o fluxo de sangue nas artérias do coração e do cérebro. Há evidências mostrando a associação entre o consumo de chocolate amargo e menores níveis de uma substância no sangue que sinaliza inflamações.
A explicação mais aceita para os efeitos benéficos do chocolate é que o cacau contém substâncias chamadas flavonóides que, no organismo, estimulam a produção de outras substâncias químicas que relaxam os vasos sanguíneos.
No entanto, o processamento do cacau retira a maior parte dos flavonóides do alimento. O chocolate amargo e com maior porcentagem de cacau é o que produz os efeitos benéficos. Mas é bom lembrar que o alimento é bastante calórico e o consumo excessivo pode levar ao aumento do peso e à obesidade, que são bastante prejudiciais ao coração.
CAFÉ
Aparentemente, quem bebe café costumeiramente tem menos chances de sofrer infarto, derrame ou desenvolver diabetes.
A cafeína da bebida realmente tem um efeito vasoconstritor, que pode aumentar ligeiramente a frequência cardíaca, mas esse é um efeito transitório. Além da cafeína, o café possuí outras substâncias (especificamente, compostos fenólicos) que parecem cancelar os efeitos negativos da cafeína.
Iara Biderman
Cesta básica...simples assim!!!
ResponderExcluirAi...Ai... Tenho muitas chances de morrer do coração... Preciso maneirar em umas e aumentar e incluir outras ...rsrsrsrsrsrs
ResponderExcluirDaí só dispenso o café, no resto sigo a dieta...rigorosamente.
ResponderExcluirIncluo um cotidiano de "chá"...tudo pelo social!!
ResponderExcluirBem, meninas, ainda bem que sou moderado...
ResponderExcluirBebo pouco (mais ou menos meia garrafa de conhaque) por dia, fora a cervejinha nas refeições, que ninguém é de ferro.
Sexo?
Tenho praticado pouco, minha frau disse que não aguenta mais duas vezes por dia...Acho que ela quer mais, sei lá, mas eu não aguento.
Café, só de manhã, sem açúcar.
E chocolate de noite, antes do iogurtinho, pra dormir sossegadinho.
Afinal, tenho quase 60, tenho que me cuidar, né?
esse Pé de Chumbo nao vale nada...huahuaaaaaaaaaaaa
ResponderExcluir