segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sexo, vinho e chocolate para o coração saudável



À primeira vista, as recomendações para manter a saúde do coração podem parecer uma lista de “nãos”: não fume, não coma demais, evite isso ou aquilo. Chato?

Bem, realmente é preciso abandonar ou restringir certos hábitos para manter o coração saudável.

No entanto, novas pesquisas estão mostrando que há uma série de coisas muito prazerosas que são, também, muito benéficas à saúde.

Sexo, vinho (ou bebidas alcoólicas em geral), chocolate e café estão na lista dos prazeres agora permitidos – e até recomendados, se for seguida a regra de ouro da moderação.

Confira os efeitos saudáveis de alguns prazeres, relacionados por especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard:

SEXO
Pesquisas sugerem que ter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana reduz o risco de ataques cardíacos e favorece o sistema imunológico do organismo. Quanto à chance de um homem ter um infarto durante a relação sexual, ela é uma em um milhão.

Fazer sexo também aumenta o metabolismo: o esforço cardiovascular realizado durante a relação é similar ao de subir dois andares de escada, por exemplo. O orgasmo corresponde à carga de exercícios de uma caminhada.



BEBIDAS ALCOÓLICAS

Dezenas de estudos têm demonstrado que o consumo moderado de álcool tem efeito protetor contra doenças do coração. O álcool aumenta o colesterol “bom” (HDL), diminui os fatores que podem causar coágulos sanguíneos e pode tornar as artérias mais flexíveis. Um estudo de 2008, feito na Europa, mostrou que o consumo de álcool também está associado a maiores níveis de ômega 3 no sangue.

O consumo excessivo, porém, tem efeito contrário, podendo, entre outras coisas, aumentar o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial, provocar derrames etc. O critério para beber com moderação é, em geral, definido pelos limites de uma a duas doses de bebida para homens e uma dose para mulheres, por dia.

CHOCOLATE
O chocolate melhora o fluxo de sangue nas artérias do coração e do cérebro. Há evidências mostrando a associação entre o consumo de chocolate amargo e menores níveis de uma substância no sangue que sinaliza inflamações.

A explicação mais aceita para os efeitos benéficos do chocolate é que o cacau contém substâncias chamadas flavonóides que, no organismo, estimulam a produção de outras substâncias químicas que relaxam os vasos sanguíneos.

No entanto, o processamento do cacau retira a maior parte dos flavonóides do alimento. O chocolate amargo e com maior porcentagem de cacau é o que produz os efeitos benéficos. Mas é bom lembrar que o alimento é bastante calórico e o consumo excessivo pode levar ao aumento do peso e à obesidade, que são bastante prejudiciais ao coração.

CAFÉ
Aparentemente, quem bebe café costumeiramente tem menos chances de sofrer infarto, derrame ou desenvolver diabetes.

A cafeína da bebida realmente tem um efeito vasoconstritor, que pode aumentar ligeiramente a frequência cardíaca, mas esse é um efeito transitório. Além da cafeína, o café possuí outras substâncias (especificamente, compostos fenólicos) que parecem cancelar os efeitos negativos da cafeína.

Iara Biderman

6 comentários:

  1. Ai...Ai... Tenho muitas chances de morrer do coração... Preciso maneirar em umas e aumentar e incluir outras ...rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Daí só dispenso o café, no resto sigo a dieta...rigorosamente.

    ResponderExcluir
  3. Incluo um cotidiano de "chá"...tudo pelo social!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, meninas, ainda bem que sou moderado...
    Bebo pouco (mais ou menos meia garrafa de conhaque) por dia, fora a cervejinha nas refeições, que ninguém é de ferro.

    Sexo?
    Tenho praticado pouco, minha frau disse que não aguenta mais duas vezes por dia...Acho que ela quer mais, sei lá, mas eu não aguento.

    Café, só de manhã, sem açúcar.
    E chocolate de noite, antes do iogurtinho, pra dormir sossegadinho.

    Afinal, tenho quase 60, tenho que me cuidar, né?

    ResponderExcluir
  5. esse Pé de Chumbo nao vale nada...huahuaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir